domingo, 4 de outubro de 2015

EXERCÍCIOS SOBRE ADVÉRBIOS

Os advérbios compõe a grade curricular do sexto ano e, para facilitar a aprendizagem dos meus alunos realizei duas tabelas com informações necessárias para execução dos exercícios abaixo. 

EXERCÍCIOS SOBRE ADVÉRBIOS

1) A ilustração abaixo faz referência a uma das classes gramaticais de nossa língua. Sabendo disso responda o que são advérbios.


2.  O que o advérbio das frases a seguir está modificando? 
a) O carro deslizava vagarosamente. 
b)  Sinto-me bastante cansado. 
c)  Estou tão bem. 
d) O artista canta muito mal. 

3. Indique a circunstância expressa pelos advérbios destacados das frases abaixo: 

INTENSIDADE - NEGAÇÃO - AFIRMAÇÃO - DÚVIDA - MODO - LUGAR - TEMPO

a) Ela chegou tarde.

f) Ela não saiu de casa.
b) Márcia mora aqui.

g) Estamos muito contentes com sua aprovação.
c) Andava lentamente.

h) Hoje fomos surpreendidos com a chegada dos visitantes.

d) Talvez ele volte.

i) Alegremente Pedro se despediu de sua família.
e) Gustavo certamente será aprovado
no próximo concurso.

j) Talvez eu compareça ao seu aniversário.

4. Leia o texto que segue: 

“ Não há muito tempo atrás
Eu sonhava  um dia  ter
Esse ordenado enorme
Que mal  me dá pra viver.”
( Millôr Fernandes )

“Um dia”“mal” exprimem, respectivamente, circunstâncias de:
(      ) tempo / intensidade.
(      ) tempo / modo.
(      ) lugar / intensidade.
(      ) tempo / causa.
(      ) lugar / modo.

5. Atenha-se aos excertos poéticos em evidência e, em seguida, responda às questões: 
Poema só para Jaime Ovalle
Quando hoje acordei, ainda fazia escuro (Embora a manhã já estivesse avançada).
Chovia.
Chovia uma triste chuva de resignação
Como contraste e consolo ao calor tempestuoso da noite.
Então me levantei,
Bebi o café que eu mesmo preparei,
Depois me deitei novamente, acendi um cigarro e fiquei pensando...(grifos nossos)
- Humildemente pensando na vida e nas mulheres que amei. (idem)
Manuel Bandeira

a) Os termos em destaque classificam-se como advérbios? No caso de uma reposta afirmativa justifique indicando também a circunstância expressa por ele. 
b) Transforme-os em locuções adverbiais correspondentes.

6. Classifique os advérbios das sentenças abaixo em:

GRAU COMPARATIVO DE IGUALDADE / GRAU COMPARATIVO DE INFERIORIDADE / GRAU COMPARATIVO DE SUPERIORIDADE / GRAU SUPERLATIVO ANALÍTIO / GRAU SUPERLATIVO SINTÉTICO.

a) A minha escola é tão limpa quanto a sua.

f) Ele respondeu menos rápido do que você.

b) A comida da minha mãe é melhor do que a do restaurante.
g) Tranquilíssimo, o aluno apresentou o trabalho e obteve um excelente resultado.

c) Dormir é tão legal quanto comer.

h) Cheguei muito cedo à escola ontem.

d)  Ela agiu educadissimamente.

i) Pedro ri altíssimo.

e) Ele anda muito devagar.

j) Aquela garota fala mais alto do que a professora.


7. Observe as imagens abaixo e crie as sentenças que se pede.


Um comentário: